GEISA MEDEIROS

TEMA DA PALESTRA

Como a Felicidade é Verbo

DESCRIÇÃO DA PALESTRA

Estamos obstinados a controlar a vida e ter domínio sobre o nosso destino, o que nos leva a um estado de tensão e agitação. Por isso, dia após dia, vamos procurando alívio através das anestesias do cotidiano (compras, streamings, reatividade, controle, vícios, harmony junkies, expectativas, pensamento mágico, senso de direito). Em alguns momentos (ou vários, ou sempre) todos nós ficamos normóticos (doença da normalidade: hábitos, costumes, atitudes, conjuntos de comportamentos, que são dotados de consenso social e, que de alguma forma e em algum nível, se tornam patogênicos e patológicos), inclusive eu… Principalmente quando se trata de relações e compromissos profissionais, quando se predomina o egocentrismo nas convivências e vivências, em que a adaptação ao sistema é recomendada pela sociedade e a ultraespecialização é valorizada pelo movimento do ter. Julian Marías nos lembra que a Felicidade não é um verbo, mas se torna com a combinação: ser feliz. O verbo é uma palavra que comunica ação, mudança de estado, desejo, ocorrência. Desta forma, a felicidade como ação só é possível quando nos permitirmos a ser. Ser no presente, com atenção concentrada, foco no campo das possibilidades, que irá potencializar as nossas experiências, é um caminho à felicidade, isto é, estar presente – ser presente – ser feliz.

SOBRE

GEISA MEDEIROS

Licenciada em Física e Bacharel em Física Médica, pela PUCRS (2007). Especialista em Gestão da Administração Pública pela UCB em pareceria com o Exército Brasileiro (2009). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2016).
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2021). Atualmente está professora na Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS e Coordena a Especialização em Ciências Radiológicas e Imagiologia. Atua com Mentorias e Processos de Coaching para ativar o Mindset de Crescimento, para que as pessoas possam agir, mesmo não sendo o melhor momento da sua vida, para encontrar e visualizar as oportunidades fazendo o que ama, focando os pensamentos nas possibilidades e não nos obstáculos.
Na área de pesquisa e desenvolvimento possui trabalhos relacionados a consciência, física quântica, pesquisa qualitativa, ensino de física, educação em ciências, afetividade e ensino de física, radiologia convencional e digital, análise e processamento de imagens médicas e, simulação computacional no ramo da Física Médica. Anteriormente desenvolveu trabalhos voltados a Energia Solar no Centro Brasileiro de Energia Solar na Faculdade de Física da PUCRS.

CONTACTOS

© 2023 - V Congresso Internacional da Felicidade. All rights reserved.